Certa vez assisti a um filme americano chamado de “O Voo” estrelado por Denzell Washington e dirigido por Robert  Zemeckis.

A história trata de um experiente piloto de avião que têm problemas sérios com bebidas e drogas e que em certa feita, se envolve em um terrível acidente aéreo onde com extrema destreza e capacidade, consegue fazer com que a aeronave aterrisse salvando centenas de vidas, mas mesmo assim, algumas vidas se perdem. Mesmo sem poder atribuir a isso a causa da tragédia, esse homem sabe que bebeu escondido antes do desastre…

Uma investigação é iniciada e a dúvida surge; as garrafas encontradas nos destroços da cabine de comando pertenciam ao piloto? A defesa alegava que não, e sustentava que pertenciam a uma das pessoas que morreram… e essa mentira era um excelente álibi para o piloto.

Mas e aí? Qual rumo esse homem deveria seguir? O de se defender sustentando a capa de herói, porém manchando a memória de uma tripulante morta ou a de assumir sua irresponsabilidade mesmo que isso não fosse a causa direta do acidente?  Brilharia nas manchetes dos jornais como o campeão triunfante ostentando os louros da vitória, ou correria o risco de ir para a cadeia por causa de uma consciência que o impelia à verdade? O que você faria? O errado que lhe daria glória ou o certo que lhe traria prejuízos?

Sabe, existe uma frase que ficou famosa em uma antiga propaganda de cigarros, dita pelo o ex-craque da seleção brasileira, o meia Gérson: “Você gosta de levar vantagem em tudo, certo?”, era assim sancionada na consciência de muitos, a famosa lei de Gérson.

Qual caminho você deseja trilhar em sua vida? O de levar vantagens em tudo, passando por cima de todos, do certo, dos Princípios, das pessoas e até mesmo da sua consciência? Ou o da verdade, agir e pensar segundo o que é correto, transparente, moral e legal, mesmo que isso me traga prejuízos.

Qual é a direção que seus pés querem seguir? O caminho egoísta da conveniência ou o humilde caminho da consciência segundo Cristo?

A verdade é que a lei de Gérson não pode vigorar nas vidas de quem ama a Deus.

O apóstolo Paulo, seguindo essa consciência segundo Cristo, orientou assim o seu discípulo; “mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.” I Timóteo 1:19.

Você entende isso? Manter a boa consciência? É como beber em um copo limpo, transparente. Sabemos, porém que muitos preferem o caminho contrário, desde que isso lhes traga alegrias, lucros e proveitos. Esses naufragarão na fé! Poderão até se dar bem em algumas coisas a princípio, mas no fim, diante de Deus, se fizerem o que é errado, de certo, cairão.

Talvez hoje você esteja vivendo um dilema parecido: Mentir no trabalho e ser promovido, ou dizer a verdade e perder a chance da sua vida? Manter o caso extraconjugal e continuar a viver a prazerosa relação adúltera ou acabar com tudo e voltar arrependido para sua esposa e filhos? Continuar a sonegar impostos e receber a grande quantia almejada ou pagar tudo o que se deve, deixando de obter o lucro sonhado? O que fazer? O errado que me mantém feliz ou o que sabe ser certo, mas que não trará vantagem alguma?

Queridos, não importa os benefícios e préstimos advindos do erro. O resultado disso jamais poderá ser chamado de benção, posto que as verdadeiras bênçãos do Alto, emanadas do Pai das Luzes, sempre estarão de acordo com a Verdade, com a pureza e com os Princípios da Palavra e confirmadas por uma consciência pura, limpa e transparente, e são essas bênçãos que completam o homem.

Se você sabe que alguma coisa é certa, faça! Sabe-se que é errada, mentirosa, não faça! Ou então, desfaça-a! Arrependa-se e mude o rumo! Confesse o que tenha para confessar! Derrame as lágrimas que precisar! Devolva o que for necessário! Sofra o que for justo! Mas não viva mais apenas pelas regalias temporárias!

Vivendo da verdade, preservando o que é correto, estará andando segundo o Evangelho da Verdade!

Que tal decolar então? Chegou a sua hora de subir! Subir em direção às coisas do Alto, às coisas espirituais! Alçar o voo da consciência segundo Cristo! Seja uma nova criação em Jesus! Seja sincero e o Espírito Santo o ajudará em tudo! Isso fará toda a diferença!

Por enquanto é só pessoal!

Abração!

 

Raimundo.