ASSENTADO À MESA DO REI

A partir desta semana estudaremos lições do livro: “A Vitória no Deserto”. São lições ministradas pelo Pr. Aluízio Silva, preparadas especialmente para serem estudadas nas Células. É uma ferramenta eficaz para auxiliá-lo e fortalecê-lo em sua “peregrinação desde o Egito, passando pelo deserto, até chegar à Canaã.” Canaã tipifica a vida cristã abundante. Entre o Egito e Canaã existe o deserto. O deserto é inevitável, todos passaremos por ele; todavia, não podemos imaginar que a vida cristã é para ser vivida nele. Nestes estudos encontraremos princípios básicos que nos ajudarão a viver uma vida cristã vitoriosa e abundante. Que por meio deles possamos nos despertar, crer e depender de Deus para conquistar Canaã. Faça deles marcos que delimitarão sua jornada no deserto. Permita que seus ricos ensinamentos sejam como uma bússola, ajudando-o a caminhar sempre em direção ao Norte, até chegar à Canaã.

 Lição 1: Leitura Bíblica: 2Sm 9.1-12

 1. A bondade de Deus

Mefibosete era filho de Jônatas e neto de Saul, o primeiro rei de Israel, cujo trono foi tomado por Deus e dado a Davi. Mefibosete era um príncipe, mas vivia como um plebeu no deserto. Aos cinco anos de idade sofreu um acidente no diaem que Israelcaiu humilhado diante dos filisteus e seu avô e pai foram mortos. Na pressa de fugir, sua ama o deixou cair e ele ficou aleijado de ambos os pés. Essa queda mudou tragicamente o futuro do único sobrevivente da casa de Saul. Nessa história, encontramos duas personagens: Mefibosete – um tipo do cristão – e o rei Davi – um tipo de Cristo. Davi tinha uma aliança com Jônatas e, por esse motivo, resolveu usar de bondade para com Mefibosete, o único filho vivo do seu amigo. A motivação era, unicamente, a aliança que Davi tinha com Jônatas. Jesus, por causa da aliança firmada na cruz, quer usar de bondade para conosco. E a motivação para isso é, exclusivamente, essa aliança. Todos nós, como Mefibosete, nascemos para reinar, mas infelizmente, por causa do pecado, perdemos nossa condição de príncipes e herdeiros do reino.

COMPARTILHE: O que significa morar no deserto? Você identificaria algumas semelhanças entre sua história e a de Mefibosete? Cite algumas.

 2. Os pés aleijados

Mefibosete era aleijado de ambos os pés. Na palavra de Deus, os pés simbolizam o nosso modo de viver. E quando eles estão deformados pelo pecado significa que o nosso modo de andar diante de Deus é falho e imperfeito. O crente carnal, que vive na prática do pecado, tem as mesmas características de alguém cujos pés são aleijados:

- Um aleijado não tem uma boa postura, anda quase sempre encurvado. O crente carnal não tem uma boa postura no mundo espiritual. Anda encurvado e tropeçando sob o fardo de pecados não confessados, que o impedem de olhar para o céu.

- Um aleijado não tem a mesma desenvoltura que uma pessoa normal. O pecado também drena nossa vitalidade física, deixando-nos incapazes de avançar. Qualquer pessoa, cujos pés estão embaraçados pelo pecado, não consegue andar no mesmo ritmo, nem chegar até onde os outros chegam. Se você não consegue acompanhar os outros irmãos, está entediado espiritualmente, pare um pouco e examine sua vida, pode ser que você já esteja consciente do pecado, mas não consegue corrigir os pés disformes que não atendem mais ao seu comando. É impossível ao próprio homem corrigir os pés aleijados. Ficamos destroçados quando somos cobrados por coisas que não conseguimos mudar em nós mesmos. Foi isso que aconteceu com Mefibosete e o fez viver em Lo-Debar.

COMPARTILHE: Você costuma queixar-se da própria sorte? Que sentimentos essas queixas despertam em você e nas pessoas sobre quem você as despeja? Como você se sente ao ouvir as queixas dos outros?

 3. Vivendo em Lo-Debar

Lo-Debar significa um lugar seco e árido, onde não se planta nem se colhe nada. É um lugar de desolação, solidão e tédio. Assim como Mefibosete, fomos criados para sermos príncipes. Mas quando há algo fora da vontade de Deus na nossa vida, quando caminhamos fora do padrão de Deus, só nos resta viverem Lo-Debar. Masa vontade dele é que vivamosem Canaã. Mefibosetefoi levado novamente ao palácio e foi restituído com todos os seus bens, o Senhor Jesus quer restituir tudo que o inimigo nos roubou (v.7). Não merecemos nada disso, mas o Senhor quer nos dar tudo que nos pertence. Essa é a graça de Deus.

COMPARTILHE: Para você, o que significa a expressão “cão morto”? Em uma palavra, defina a imagem que você tem de si mesmo.

 Conclusão:

O que pode nos impedir de receber as bênçãos de Deus? Uma autoimagem negativa. No caso de Mefibosete, era seu mais grave problema. Ao saber que comeria à mesa do rei, revelou-se toda a baixa autoestima escondida sob uma falsa capa de humildade, quando disse: “(…) não passo de um cão morto (…).” Que você ao ser valorizado por convites honrados, reconheça quem você é em Cristo, pois isso é o que faz de você alguém muito especial.