VITÓRIA NO DESERTO
ASSENTADO À MESA DO REI  – Lição 1- Parte 2

 Na semana anterior estudamos sobre a bondade de Davi para com Mefibosete e comparamos a própria bondade de Deus para conosco, bondade que surgiu da aliança de Davi com Jonatas, seu grande amigo. Da mesma forma Deus tem aliança conosco por causa de Jesus, que deu sua vida por nós, e por isso hoje podemos gozar dessa bondade. No entanto, precisamos ser restaurados para gozar de tudo o que Deus tem para nós.

 1. NADA MAIS QUE UM CÃO MORTO

Só há uma coisa que pode nos impedir de receber as bênçãos de Deus: uma autoimagem negativa. Esse era o mais grave problema de Mefibosete. Vemos isso quando ele diz a Davi: “Na verdade, não passo de um cão morto; não mereço receber nada.”

Mefibosete não entendia a enorme graça que lhe fora concedida, pois era tomado de uma autopiedade. Seus ouvidos, acostumados apenas às queixas e lamúrias depressivas, não estavam abertos para ouvir boas novas. Ele se habituou a esperar sempre o pior Em circunstâncias semelhantes, precisamos entender que ninguém sozinho pode corrigir os próprios pés aleijados. Precisamos da ajuda de um “santo ortopedista”, ou os nossos pés continuarão deformados. Autodepreciação, autopiedade são sentimentos que trazem desonra a Deus. Precisamos crer e abrir-nos para receber a graça de Deus.

 COMPARTILHAR:

*Você merecia que Jesus morresse em seu lugar? Como isso afeta sua vida, hoje?

*Tente imaginar como será sentar-se à mesa com Jesus e compartilhar da glória de Deus. Como isso afeta sua vida, em termos práticos?

2. ASSENTADO À MESA DO REI

Mefibosete passou a comer pão à mesa do rei como se fosse um filho (v.11). Nós também temos esse direito porque somos, de fato, filhos do Rei.

  •  A expressão “comerás pão sempre à minha mesa” possui pelo menos quatro significados espirituais:
  1. Honra – ser convidado para comer com o rei tem o mesmo valor que receber um título de nobreza. Não somos mais “cães mortos”, somos filhos do Rei.
  2. Comunhão – Ouvir de perto as coisas do rei e desfrutar da abundância e provisão.
  3. Ação do Sangue de Jesus- A mesa, assim como o sangue de Jesus, cobre todas nas nossas deformidades.
  4. Transformação – a Palavra de Deus diz que somos transformados pela comida que ingerimos à mesa do rei. Somos aquilo que comemos. O corpo e o sangue de Jesus morto na cruz cobre os nosso pecados e nos traz cura e libertação.

 Levar-nos para comer diariamente à mesa do Rei é o processo que Deus usa para nos restaurar à condição de filhos. Diante disto, só nos resta aceitar sua graciosa oferta.

Assim como Davi fez com Mefibosete, o Rei Jesus diz a cada um de nós: “Venha do jeito que você está: mancando e arrastando-se. Venha porque eu quero usar de bondade com você. Venha assentar-se à mesa do Rei.”

CONCLUSÃO

Deus conhece seu coração e sabe como se sente diante de si mesmo, seu histórico, sua formação e seu contexto atual. Muitas vezes você pode sentir-se como Mefibosete, pelo fato de muitas circunstâncias não estarem de acordo com o que deseja. Porém, Deus quer levá-lo a conhecê-lo de tal maneira que você passe a se ver à luz de Deus e não de si mesmo. Para isso é preciso comer à mesa do Rei diariamente. Vivendo assim você será transformado e passará a ver sua vida de maneira muito especial.

Aplicação: Faça uma lista do que não gosta em você, em sua vida. Ore a Deus a esse respeito, e agradeça por ser aceito e amado por Ele, reconhecendo seu propósito em todas as coisas.