RESPOSTAS PARA OS GRANDES PROBLEMAS DA VIDA

 RICK WARREN

 COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS? lição 7 – PARTE 2

Introdução

Na semana passada tivemos a oportunidade de aprender três princípios utilizados pelo rei Josafá para vencer uma batalha que aos seus olhos era impossível de ser vencida. São eles: identificar o inimigo, levar os problemas ao Senhor e admitir a nossa incapacidade.

Nesta semana veremos mais três desses princípios que Deus nos ensina e que devemos utilizar para vencermos as batalhas do dia-a-dia.

São eles:

04. Confiar nos recursos de Deus;

05. Descansar na fé; e

06. Agradecer a Deus pela certeza da vitória (antecipadamente).

04. Confie nos recursos de Deus

Depois que Josafá admitiu: “Senhor, não sei o que fazer”, acrescentou: “mas nossos olhos se voltam para ti” (IICr 20.12). O quarto princípio para vencermos as batalhas consiste em confiar nos recursos de Deus. Precisamos voltar nossos olhos para o Senhor. Geralmente dirigimos os nossos olhos para qualquer outra coisa, exceto para Aquele que pode realmente solucionar nossos problemas, que é Deus (Salmos 121:1-8). Temos, também, o costume de colocar os nossos olhos nas circunstâncias.

O que são circunstâncias? As circunstâncias podem ser comparadas a um colchão: se estivermos em cima, descansamos facilmente, mas, se estivermos embaixo, podemos ser sufocados.

Se mantivermos nossos olhos no Senhor, ele nos colocará acima das circunstâncias. Leia: Habacuque 3: 17 a 19 e Filipenses 4: 11 a 13.

05. Descanse na fé

O quinto princípio para vencermos as lutas consiste em descansar na fé. Muitos cristãos hoje em dia estão totalmente exaustos porque tentam lutar nas batalhas de Deus com sua própria força.

Quando tentamos lutar com nosso poder, podemos estar certos de que seremos derrotados. Paulo diz em Colossensses 2.6: “Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele”. Em outras palavras, do mesmo modo como você se tornou cristão, assegure-se de viver a vida cristã da mesma maneira. Você não se tornou cristão trabalhando duro, prometendo ser perfeito. A Bíblia diz que a salvação não é por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.9). Você apenas diz: “Senhor, eu descanso; eu permito que tu vivas em mim”.

Seus problemas ficam mais leves quando você os entrega ao Senhor! (Mt 11.30). Permanecer firme quando se tem um problema significa ter uma atitude mental de quietude e confiança que diz: “Apesar de tudo, eu vou confiar em Deus”.

06. Agradeça a Deus antecipadamente

O sexto princípio para vencer as batalhas da vida consiste em agradecer a Deus pela certeza da vitória. A história de Josafá é fascinante porque, depois de ter consultado o povo, ele designou homens para cantarem ao Senhor, para o louvarem por seu esplendor e sua santidade enquanto iam à frente do exército (v. 21). O plano de Deus funcionou? Sim. Por que Deus agiu desse modo? Para que aprendêssemos de maneira clara e objetiva que devemos louvá-lo com fé, mesmo antes da vitória.

A lição é: há poder na gratidão. Cada um de nós pode dizer: “Senhor, sei que tenho problemas, mas eu te agradeço porque não há situação da qual tu não possas tomar conta”. Essa é a fé verdadeira — agradecer a Deus antes de receber.