VITÓRIA NO DESERTO
Lição 2 – A ALIANÇA ENTRE IRMÃOS – 1ª Parte 

- Davi é ungido como Rei (I Samuel 16.1a,13) ;
- A batalha entre Davi e o gigante Golias (I Samuel 17.41-58);
- A aliança entre Jônatas e Davi (I Samuel 18.1-5)

Estamos em aliança com o Senhor e com nossos irmãos. Estamos unidos em um só Corpo (a Igreja) de uma forma viva e orgânica. É Deus quem nos insere nesta Comunidade da Aliança. A vida de Deus em nós é o vínculo dessa aliança. O amor de Deus não precisa de convivência entre pessoas para se desenvolver. Não confessamos o nosso amor uns pelos outros simplesmente por que estamos juntos na mesma comunidade, ou por que conhecemos as fraquezas uns dos outros e aprendemos a aceitá-las. Amamos os nossos irmãos porque a vida de Deus que está em nós é atraída pela vida de Deus que está na vida dele, como se fôssemos parte de um todo que procura se unir.
Ao contrário de Davi e Jônatas, não temos a opção, em particular, de fazer uma aliança. Assim como não escolhemos pais e irmãos de sangue, também não escolhemos nossos irmãos na fé. Deus os escolheu por nós.
A aliança feita entre Davi e Jônatas é como a aliança que fazemos com as pessoas escolhidas por Deus. Nela encontramos princípios que se aplicam a nós e que precisamos compreendê-los e praticá-los para sermos conhecidos também como uma igreja de amor.

Compartilhar:
a) O que você entende por comunidade da aliança? Cite algumas características.
b) De que maneira você participa de uma comunidade da aliança?

1. ENTREGANDO A CAPA
A nossa aliança de amor é também de amizade. Só há amizade genuína quando há aliança. Uma Célula saudável e forte é aquela em que os membros estão vinculados em amor e amizade. Não fazemos cultos familiares, ao contrário: temos um encontro da Família de Deus.
Quando Jônatas despojou-se da capa que vestia e deu a seu amigo Davi, estava dizendo que amigo é aquele que guarda e cobre o outro. O amigo nunca se compraz com as falhas e debilidades do outro e jamais as expõe ao público. Ele tira a ”própria capa” e dá ao seu amigo para o cobrir e proteger com ela. Não significa tornar cúmplice dos pecados, mas não expor aos outros suas fraquezas.

Compartilhar:
a) O que significa tirar a capa e entregá-la ao amigo?
b) Você tem sido fiel às pessoas aliançadas a você?

2. DESPOJANDO-SE DA ARMADURA
Numa aliança de amizade, não basta colocar a capa para guardar e cobrir o outro. É preciso se dispor a protegê-lo. Despojar-se da armadura é dizer: ”Agora, dependo de você para me proteger dos meus inimigos.” São muitos os ataques que estamos sujeitos no nosso dia a dia, por isso, só nos sentiremos seguros e protegidos quando estivermos unidos numa Comunidade de Aliança.
Um grupo que não aprendeu a defender seus membros, não pode ser considerado como tal, e sim como alguns religiosos reunidos num dia da semana qualquer, participando de uma cerimônia paraeclesiástica. Paulo afirma que quando um membro do corpo sofre, todo o corpo sofre com ele.

Compartilhar:
a) O que você entende por despojar-se da armadura?
b) O que você tem feito para proteger seus parceiros de aliança?

APLICAÇÃO
Analise seu coração. Se não tem sido leal, protetor de seus irmãos do grupo, peça perdão ao Senhor e se prontifique a ser um irmão de aliança. Declare isso abertamente no grupo: ”Desejo ser uma pessoa de aliança, que ama, cuida, protege os irmãos e coopera para o bom andamento e crescimento do grupo em Cristo Jesus, amém.”

Na próxima semana concluiremos esse estudo analisando os outros elementos da aliança e os seus significados.