DESAFIOS DA VIDA CRISTÃ

Lição 2 – Examinai-vos

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” – 2 Coríntios 13:5

Quando Paulo dirige sua fala aos membros da igreja em Corinto, ele estava querendo ajudá-los a mudarem de foco. Aqueles irmãos olhavam constantemente para Paulo, querendo prová-lo em todo o tempo, buscando motivos para argumentarem contra o seu ministério na tentativa de reprová-lo, e como consequência, desautoriza-lo. Faziam isso porque não queriam abandonar suas próprias práticas pecaminosas, sendo as palavras do apóstolo denunciadoras dessas práticas. É como alguém que quebra o termômetro para negar a febre. Diante disso, a única alternativa que lhes restava repousava na esperança de uma conversão do olhar – Deixar de mirar o ministro e passar a focar neles mesmos. “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé” – este é o apelo profético. Não apenas examine-se, mas coloque-se a si mesmo em prova. Prove suas motivações, suas intenções, suas palavras, suas ações, seu comportamento, sua fidelidade, sua perseverança, sua resistência às tentações e seu temor a Deus. Prove-se a si mesmo para verificar se você ainda está na fé ou se já se “desconverteu” da fé para regressar ao materialismo, ao mundanismo, ao liberalismo, ou à vida amargurada tão presente em seu passado. Verifique se Cristo está em você! Não corra o risco de ser reprovado! Ainda hoje sua fé pode ser resgatada! Apenas creia e aproprie-se!

 Oração:

 Querido Pai, quero lhe agradecer pelo privilégio de ser um filho seu. Sob os seus cuidados, sei que o Senhor tem colocado pastores e líderes sobre a minha vida a fim de me ajudarem na caminhada cristã. Por isso, venho lhe agradecer pela vida deles, principalmente quando eles são instrumentos seus para corrigir-me e disciplinar-me. Não quero receber apenas as palavras de elogio; elas me são importantes, mas sei que preciso de correção em algumas áreas. Desejo ter um coração sensível para ouvir, aprender e arrepender-me quando necessário, sem queixas e murmurações. Ajuda-me a provar-me a mim mesmo, para que meus pensamentos, sentimentos, desejos, motivações, atitudes e ações, estejam sempre em linha com a sua Palavra Bendita. Em nome de Jesus Cristo, amém!

Pr. Wilson Maia