DESAFIOS DA VIDA CRISTÃ

Não apague a luz!

 

“para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandecereis como luzeiros no mundo,” (Fp 2:15).

 

Certa noite, fazendo compras no supermercado, passamos por alguns momentos sem energia elétrica e ficamos no escuro. Pude perceber o alívio que as pessoas sentiram quando a luz voltou. Que dificuldade experimentamos quando não enxergamos nada, ficamos sem rumo. Para sanar esta situação, Deus manifestou a luz e iluminou a terra (Gên 1:3-4, 1:14-18), e deu sabedoria ao homem para criar várias fontes de energia primária (velas, lâmpadas, lanternas, etc.). Refletindo naquele momento em que não se enxergava nada no supermercado, tracei um paralelo com as condições em que nos encontrávamos sem conhecer a Jesus. Para os problemas de ordens físicas (falta de energia elétrica), até temos soluções, mas quando os problemas são de ordem espiritual (pecados), a nossa separação da fonte de vida: Deus, só encontramos solução n’Ele. Sem a luz espiritual de Deus, a nossa vida é escura, vazia, sem sentido. É nascer, viver e morrer. Quando convidamos Jesus a entrar no nosso interior, tudo muda completamente. Ele é o caminho, a verdade e a vida, e nos leva de volta para Deus (Jo 14:6). Como luz, nos revela a condição tenebrosa em que nos encontramos, mas nos dá a condição de sairmos dela (Jo 8:12). Jesus é a fonte para a vida eterna (Rm 5:21, 1a Jo 5:20).

O apostolo Paulo, no texto acima (Fp 2:15), nos ensina que apesar de vivermos na  realidade da salvação em que nos encontramos, não podemos nos esquecer de enxergar como esta o mundo. O mundo bom que Deus criou esta totalmente corrompido pelo pecado. O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo espera que nós o ajudemos a mudar esta condição (Mt 28:18-20). Para que isto aconteça, não podemos sair desta liberdade que Cristo nos dá, não devemos dar ocasião à carne, aos prazeres do mundo (Gál 5:13). O pecado nos tira desta comunhão (Ef 5:6-13). Jesus é a luz, não podemos apagar esta luz que esta no nosso interior.

Que esta seja a nossa oração: Senhor Deus da vida; sabemos que o mundo esta em trevas, mas pessoas anseiam pela tua luz. Ajuda-nos a levar esta luz para os perdidos, através do nosso testemunho, da nossa vida em comunhão contigo. Livra-nos de toda tentação, fortalece-nos, para que em nós e através de nós o teu reino seja engrandecido. Te pedimos isto em nome do Senhor Jesus, amém.

Pr. Geraldo Lazzarini Jr