Clique aqui para ouvir a 1ª Aula do módulo Discipulado Pastoral
LIÇÃO 24 – RELACIONAMENTOS DE ALIANÇA

Outras Aulas da Escola de Formação: clique aqui.

 

ESTUDO BIBLICO SOBRE ACONTECIMENTOS ESCATOLOGICOS

O ARREBATAMENTO

Texto bíblico: I Tessalonicenses 4:13-18, Apocalipse3:7-13

SIGNIFICADO DA PALAVRA:

Arrebatar, raptar, pegar a força. Segundo a Chave Linguística do Novo Testamento Grego, a palavra “arrebatamento” também denota frequentemente a emoção de uma arremetida repentina, e, usualmente, de uma força que não pode ser resistida (Morris).

II- ACONTECIMENTOS DO TEXTO

1. Jesus dará a palavra de ordem para o arrebatamento.

2. O arcanjo fará soar a sua voz.

3. A trombeta de Deus ressoará.

4. O Senhor Jesus descerá dos céus trazendo os espíritos dos salvos que já morreram, fazendo com que seus corpos sejam ressuscitados da terra. No arrebatamento os que já morreram em Cristo viräo do paraíso com Ele para a ressurreição de seus corpos (v.14).

5. Depois dos mortos ressuscitarem, os que estiverem vivos serão arrebatados

6. Nas nuvens haverá o encontro de todos: Jesus, os mortos ressurretos e os vivos arrebatados.

7. A partir desse momento estaremos para sempre com o Senhor.

III – VERDADES SOBRE O ARREBATAMENTO

  1. COMO SERA O ARREBATAMENTO?

O Arrebatamento da igreja pode não se dar de forma tão rápida e instantânea como muitos pensam. O texto de I Coríntios 15:51-52 diz: “…Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”. Esse abrir e fechar de olhos, indicando um ato instantâneo, não está se referindo à subida da igreja e sim à transformação do corpo. Outro texto também usado nesta questão é o de Mateus 24:27 que diz “Porque assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra no Ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do homem”. Neste caso o relâmpago não está sendo usado como símbolo de rapidez e sim da visibilidade da vinda de Jesus; Iembrando-se que este momento também não se trata do arrebatamento e sim da segunda vinda de Cristo no final da tribulação, quando todos O verão.

É possível que o arrebatamento aconteça de forma mais lenta como se deu na trasladação de Elias ao céu mencionado em II Reis 2:1-12, onde Eliseu contemplou a sua subida; ou como no caso do próprio Jesus, em Atos 1:9, que subiu aos céus na presença de seus discípulos; ou, por último, no caso das duas testemunhas em Apocalipse 11:12, que também subirão sob o olhar maravilhado de muita gente. O arrebatamento poderá acontecer assim, embora de forma imperceptível para o mundo.

QUANDO SERA O ARREBATAMENTO?

Não sabemos precisamente quando será o arrebatamento, porém, cremos em algumas possiblidades:

  1. Assim como os profetas de Betel, de Jericó, da região do Jordão, e o próprio Eliseu, sabiam que naquele dia Elias seria trasladado ao céu, da mesma forma cremos que O Espirito de revelação que habita na igreja ha de testificar com ela os momentos que vierem a anteceder a hora da partida rumo aos céus. Levamos também em consideração o texto de Amos 3:7 que diz: “Certamente Yahweh não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”, e o texto de I Tessalonicenses 5:4 que diz: “Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa”.
  2. O arrebatamento acontecerá antes do período de tribulação que virá sobre toda a terra. As bases para essa afirmação estão nos seguintes versículos:
  • Romanos 5:9 – Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
  • I Tessalonicenses 1:10 – … e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.
  • I Tessalonicenses 5:9 – porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo.
  • II Tessalonicenses 2:6-8a – E, agora sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então será de fato revelado o iniquo.
  • Apocalipse 3:10 – Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.